quinta-feira, 7 de maio de 2009

Habilidades do profissional de logística

Em entrevista exclusiva à prestigiada revista Tecnologística de Outubro 08, Walter Zinn, professor de Marketing e Logística da Universidade Estadual de Ohio, discorreu sobre o futuro do profissional de logística. Veja abaixo um excerto em que ele fala sobre os conhecimentos necessários ao bom profissional:

Tecnologística – E com relação aos novos conhecimentos que o profissional de logística e supply chain precisa ter, o que o senhor apontaria?
Zinn - Eu não diria tanto que são novos conhecimentos no sentido de que não existiam antes, mas são novos porque estão sendo agregados à profissão agora. Acho que um profissional de logística hoje tem que ter conhecimento de negociação, tem que conhecer análise financeira, para custear projetos. Também precisa possuir noções de matemática, para poder fazer análises de otimização, de simulação e previsão de vendas – que é muito importante como forma de eliminar redundâncias. Existe ainda todo o aspecto de gerência de projetos, todo o aspecto de lean. Ele deve saber gerenciar processos para a integração do supply chain. Além disso, não vamos nos esquecer das áreas tradicionais: o profissional tem que saber alguma coisa de transporte, de administração de estoques e de armazenagem. No aspecto globalização, deve entender de documentação de importação e exportação. E, cada vez mais, deve ter capacidade de se entender com pessoas de outras culturas. O Brasil sempre fez negócios tradicionalmente com Europa e Estados Unidos, mas agora está começando a negociar com a Ásia, em que as diferenças culturais são muito grandes. Mas o brasileiro, flexível como é, vai lidando com essas coisas. Aliás, esta é mais uma habilidade para acrescentar na nossa lista: a flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário