terça-feira, 13 de outubro de 2009

Notas sobre o sucesso

Desde 1984, realiza-se nos Estados Unidos um evento chamado TED (de Tecnologia, Entretenimento, Design) que tem como missão espalhar idéias de valor entre os participantes.
Hoje em dia, é realizado em vários lugares do mundo e não se limita apenas às 3 áreas originais. No Brasil, o Ricardo Jordão da BizRevolution promoveu um evento semelhante em Março, que ele chamou de EPICENTRO.
O que está no link é um vídeo de 3 minutos em que Richard St. John, da empresa de marketing St. John group delineia o que ele chama de 8 passos para o sucesso. A palestra dele é um fantástico exemplo de concisão e é bastante inspiradora.

Entre outras coisas eu posso destacar:
  • O que tiver de fazer, faça com paixão;
  • Tenha determinação;
  • Seja o melhor naquilo que se propõe a fazer;
  • Persista (mesmo diante das falhas e de outras "merdas";
  • etc...




Embora disponível no link, para os mais preguiçosos, leia abaixo a transcrição:

Esta é uma apresentacão de 2 horas que eu dou a estudantes, condensada em 3 minutos. Tudo comecou num avião, voando rumo a uma TED, sete anos atrás. Sentada ao meu lado estava uma estudante secundarista, uma adolescente, e ela vinha de uma familia bem pobre Ela queria fazer algo de importante na vida e me fez uma pergunta simples. "O que leva alguém a ter sucesso?" E eu me senti realmente mal, porque eu não consegui dar uma boa resposta à ela. Então, eu sai do avião e vim para a TED. E eu pensei, "Nossa, estou no meio de muita gente bem-sucedida, porque eu não pergunto à eles o que os ajudou a ter sucesso, e ensino isto aos estudantes?" Portanto, aqui estamos, 7 anos e 500 entrevistas depois, e eu vou contar à vocês o que realmente leva ao sucesso, e faz os TEDers bons A primeira coisa é paixão. Freeman Thomas disse, "eu sou movido pela minha paixão". TEDers fazem as coisas por amor, não por dinheiro. Carol Coletta disse, "eu pagaria a uma pessoa para fazer o que eu faço" E o interessante é que se você faz as coisas por amor, o dinheirovem junto "Trabalho!", me disse o Rupert Murdoch. "No final, é trabalho duro, sempre" "Nada vem facilmente, mas eu me divirto muito". Ele disse diversão? O Rupert? Sim! Os TEDers se divertem trabalhando. E trabalham duro. Eu me dei conta, eles não são viciados em trabalho. Eles são brincalhões no seu trabalho. Alex Garden diz "Bom! Para ter sucesso você tem que enfiar o nariz em alguma coisa, e se tornar extraordinariamente bom nela" Não há mágica. É praticar, praticar, praticar E manter o foco. Norman Jewison me disse, "eu acho que tem a ver com se focar em uma coisa" E se esforçar! David Gallo disse, "esforce-se, fisicamente, mentalmente, você tem que se esforçar, se esforçar, se esforçar" Você te que se esforçar contra a timidez e a insegurança Goldie Hawn disse, "eu sempre tive inseguranças, de que eu não era boa o suficiente, esperta o suficiente, e eu não achava que eu ia chegar lá". Mas não é fácil ficar sempre se esforçando, e é por isto que inventaram as mães Frank Gehry me disse, "A minha mãe me estimulava" Servir! Sherwin Nuland disse, "é um privilégio servir, como médico". Um monte de garotos dizem que querem ser milionários e a primeira coisa que eu digo à eles é, "OK, mas você não deve querer só para você, você tem que dar aos aos outros algo de valor, Porque é assim que as pessoas ficam realmente ricas". Idéias. O TEDer Bill Gates disse, "eu tinha uma idéia- - fundar a primeira empresa de programas para micro-computadores". Eu diria que esta foi uma ótima idéia E não há mágica na criatividade para ter estas idéias, é so ir fazendo umas coisas bem simples. Eu dou um monte de provas disto. Persistir. Joe Kraus disse, "Peristência é a razão número um para o sucesso". Você tem que persistir quando falha, Persistir em meio a merda! O que , é claro, significa: "criticas, rejeição, babacas e pressão". -risadas- A grande resposta à esta questão é simples: Pague 4000 dólares e venha à TED Se isto não der certo, faça as 8 coisas- e confie em mim- estas são as oito grandes coisas que levam ao sucesso. Muito obrigado, TEDsters, pelas entrevistas!

Vale a pena pesquisar também as outras palestras. Há coisas surpreendentes para reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário