sábado, 6 de março de 2010

Pedido perfeito - O que é importante?

Hoje, 06 de Março, li um artigo em que Bruce Tompkins, Presidente da Tompkins Associates, propôs uma interessante discussão à respeito da validade da métrica "Pedido Perfeito", que mede a qualidade da entrega de produtos. veja aqui,

Esse é um debate que já dura 20 anos e que foca prioritariamente no modo como essa métrica é calculada e se ela é válida como medida do desempenho do Supply Chain. Segundo ele, a parte mais relevante da discussão é sobre a mentalidade que orienta as empresas para o desempenho perfeito.

O pedido perfeito, seja para cliente ou fornecedor, é comumente considerado como a medida de:

  • Percentagem das entregas no tempo certo;

  • Percentagem dos pedidos completos;

  • Percentagem das entregas com a qualidade exigida; e

  • Percentagem de pedidos corretamente documentados.


Desse modo, para ser perfeito, um pedido deve ser entregue completo, na hora, com a qualidade correta do produto, e com toda a documentação completa - uma tarefa muito difícil dado que os processos internos e externos devem funcionar perfeitamente para que isso ocorra.

Conseguir que todos esses eventos ocorram simultaneamente pode ser uma tarefa difícil, mas isso tornaria essa missão impossível?

Então a pergunta do campeonato é:
O que é mais importante: A atitude em buscar a perfeição, ou atingir as metas estabelecidas de pedido perfeito?

Em termos práticos, buscar a perfeição é insano. Quando se olha para os esforços e custos necessários para reduzir as devoluções, ou para se chegar ao 100% das metas estabelecidas parece claro que, em algum ponto da jornada, ser menos que perfeito faz sentido.

Porém, as organizações que pensam que o "perfeito" é possível impulsionam-se no sentido das inovações, das melhorias contínuas. A experiência tem ensinado que perseguir o pedido perfeito torna as empresas melhor preparadas para atender às expectativas dos clientes e consumidores.
Portanto, ter uma atitude mental que exija a perfeição é a chave que diferencia as organizações que prosperam daquelas que ficam estagnadas, especialmente no longo prazo.

A expectativa
Do meu ponto de vista, e para alimentar o debate, eu concordo com Tompkins e creio que mais importante do que ter um dashboard mostrando que "neste mês" as metas de pedido perfeito foram atingidas, é muito mais saudável manter uma postura capaz de pensar a perfeição em todos os processos de sua cadeia logística.

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