segunda-feira, 10 de maio de 2010

Algumas posturas simples para auto-desenvolvimento


  • Seja mais agressivo

  • Agressividade no bom sentido é sempre bem vinda! A agressividade nesse contexto significa não ser acomodado, não se deixar levar pela situação, e sim desafiar os fatos e enfrentá-los de forma positiva. Significa também correr riscos e assumir suas consequências. Lembre-se que só erra quem faz!

  • Atualize-se / Informe-se / Leia

  • A informação em nossos dias é uma entidade extremamente volátil. A verdade de agora poderá ser posta à prova e refutada nos próximos 5 minutos. Por isso é imprescindível a atualização constante.
    Informe-se sempre ainda que de forma autodidata. Só não acredite em tudo piamente. Critique e duvide!
    Leia manuais, livros técnicos, "white papers", catálogos, inclusive fora de sua área específica de trabalho, e mais biografias, livros de arte, páginas esportivas, até bulas de remédio. O importante é que se tenha informações constantes. Traçar uma meta diária de atualização e informação e tão importante para o seu cérebro quanto ir pra academia.

  • Use um pouco mais do seu tempo para inovar

  • Pense diariamente naquilo que você faz e como poderia ser feito de forma diferente.
    Se você produz algo, pense nas alternativas que poderiam substituir ou eliminar o seu produto. Quer um exemplo? Pense na reviravolta provocada pela fotografia digital para os "reveladores de fotografias", ou nos fabricantes de agulhas fonográficas quando a Philips inventou o CD. Nos fabricantes de fitas entintadas para máquinas de escrever, etc... Salve-se! Pense no futuro do seu produto ou serviço e INOVE!

  • Provoque para si "notoriedade.

Uma velha história à respeito disso é aquela sobre as qualidades do ovo de pata. Pode ser fantástico mas quem vende mais é a galinha porque faz mais barulho!
É tudo uma questão de propaganda. Dentro dos limites éticos e sem pisar no ombro de ninguém, é sempre bom estar sob os holofotes. Portanto, escreva, dê palestras, mostre que você é um especialista. O sucesso virá com certeza!

4 comentários:

  1. Valter,

    Ótimas dicas! Realmente com o "jeitão" do Saia do Lugar mesmo, fico feliz com isso.

    Que cada vez mais pessoas tenham esse poder de síntese e escrevam conteúdo prático e direto ao ponto.

    Abraços!

    P.S1: Agendei aqui pra mandarmos esse post no Twitter
    P.S2: Muito boa a lista de blogs de empreendedorismo no canto direito da página :)

    ResponderExcluir
  2. Millor:
    Obrigado pela visita.
    Tenho aprendido muito com vocês!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Valter. Não se acomodar é um dos pontos principais. Recentemente sai de um curso chamado processo hoffman e tive a oportunidade de rever muitas coisas em minha vida. Isso me fez querer sair da minha zona de conforto e agir com firmeza.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Ludy. Agradeço suas palavras.
    Concordo com você sobre a questão da acomodação ser um dos pontos principais. Podemos até virar uma mariposa feiosa mas é só saindo do casulo que se consegue ver o mundo.
    Legal esse lance do Processo Hoffman que eu não conhecia. É sempre bom ter essa oportunidade de rever coisas da vida. Não dá pra apagar mas dá pra melhorar a convivência com a gente mesmo, o que já é uma baita vantagem.

    ResponderExcluir