terça-feira, 17 de agosto de 2010

Rampa máxima em niveladora para movimentação manual


Qual a rampa máxima em uma niveladora, que pode ser vencida por um homem ao transportar um pálete utilizando uma paleteira hidráulica manual?

Tive que responder essa pergunta para solucionar um problema relativo à movimentação de páletes, em uma área de piso elevado que precisará ser expandida em 7,70m e cujo desnível atual é de 1,30m em relação ao pátio, que apresenta uma rampa positiva de 2,5% em toda sua extensão. Por esse motivo, se o piso elevado mantivesse a horizontalidade perfeita ao longo da expansão, o desnível entre doca e pátio, ficaria menor em 0,20m.

O problema é portanto, determinar qual o comprimento de uma plataforma niveladora frontal que possa vencer o desnível entre a doca e um caminhão com 1,34m. e que possibilite a movimentação de páletes através de paleteiras manuais.

O que diz a Norma Regulamentadora?
Eu determinei teoricamente que uma rampa de 1% já eleva o esforço de movimentação em 35%. Em seguida consultei as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho mas estas não citam explicitamente e nem recomendam as inclinações máximas permissíveis para trabalho manual.

Segundo o Materials Handling Institute, a rampa máxima recomendável para movimentação de páletes com paleteiras manuais através de uma niveladora, é de apenas 3%.

A resolução do problema

O problema foi resolvido através de testes práticos utilizando-se um dinamômetro acoplado à manopla da paleteira e um pálete com peso conhecido e igual àquele que será movimentado na prática.

Desse modo pudemos registrar a força necessária para tirar esse pálete da inércia, bem como a força necessária para movimentá-lo em pisos com diversos graus de rampa.
Conhecendo a força necessária para movimentá-lo em condições ergonomicamente viáveis, concluímos que poderíamos estabelecer uma rampa de 1% ao longo de todo o piso elevado (atual e extensão), o que resultará num desnível entre doca e pátio mais favorável.

A partir do novo desnível doca-pátio calculamos qual o comprimento ideal da niveladora, de modo a atender os caminhões de 1,34m de altura com rampas confortáveis aos operadores.

No presente caso, a niveladora precisará ter 2,82m de comprimento útil, que resultará numa rampa de 3,0% a ser vencida.

É preciso lembrar porém, que durante o carregamento do veículo poderá haver uma variação de até 2,0% nessa rampa, em função da distribuição irregular da carga sobre a carroceria em relação ao eixo traseiro do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário