terça-feira, 14 de setembro de 2010

Como uma empilhadeira sem operador pode incrementar sua eficiência

Esse foi o tema da entrevista que assisti na SupplyChainBrain com Benny Forsman, que é o gerente de negócios da Pick-n-Go North America. A Pick-n-Go representa a Kollmorgen, empresa européia de atuação mundial especializada em sistemas de controle de movimentação.

Não se trata de controle remoto e sim de um nível muito mais avançado de automação que possibilita ganhos entre 60% a 100% na produtividade do armazém, utilizando equipamentos convencionais.

O sistema que já é bastante utilizado na Europa, é adaptável à qualquer empilhadeira ou paleteira elétricas, e passa a “pilotar” o equipamento através de um sistema de reflexão de laser montado sobre o veículo, que oferece uma precisão de navegação melhor que 3mm.
Segundo Forsman, um uso muito comum é nas operações de picking de empresas de distribuição de alimentos, que por demandar um grande volume de mão de obra, torna bastante atrativo o uso do sistema.

O que se vê normalmente no picking dessas operações, é o separador indo endereço por endereço, coletando caixas de um dado produto em cada endereço e colocando-as no pálete disposto em sua paleteira.

Com o uso do sistema Pick-n-Go, o separador não precisa mais se preocupar em dirigir sua paleteira até o próximo endereço. A paleteira o segue fielmente (como um cachorro adestrado), parando nos endereços, esperando até que o picking dessa posição seja completado e acompanhando-o até o próximo endereço.

Com isso, a única atribuição do separador é coletar as caixas. Forsman afirma que o ganho de produtividade pode chegar até a 100% na quantidade de pegadas por hora por empregado, principalmente quando utilizado em conjunto com sistemas picking by voice.

O mais legal é que quando o pálete fica cheio, a paleteira automaticamente se dirige ao ponto de estacionamento ou stretching na área de expedição, enquanto outra se antecipa e vem encontrar o separador no próximo endereço. Desse modo, 100% do tempo do separador é utilizado produtivamente.

Adicionalmente, o sistema ainda oferece ganhos inegáveis de segurança tanto pessoal quanto para os racks e produtos porque não bate nas estruturas e nem derruba as caixas nas curvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário