quarta-feira, 22 de junho de 2011

Contaminação de alimentos através do material de embalagem reciclado

Acabei de ler um artigo de Martin Murray da About.com guide bastante interessante sobre a questão da logística sustentável e da reciclabilidade.

 Um artigo no Jornal "Packaging Technology and Science", intitulado "Migration of Mineral Oil into Noodles from Recycled Fibres in the Paperboard Box and the Corrugated Board Transport Box as well as from Printing Inks: A Case Studypode fazer com que as empresas repensem a estratégia de aumentar a quantidade de material reciclado em embalagens de produtos alimentícios. 

Com todo o movimento em torno da reciclabilidade os fabricantes de alimentos estão fazendo o máximo para incluir mais materiais reciclados em suas embalagens, mas essa pesquisa mostrou que resíduos perigosos de óleos minerais das tintas utilizadas na impressão das caixas, podem ser absorvidos rapidamente pelos alimentos, chegando a 10 vezes o limite permissível.  O estudo mostrou que mesmo no caso em que a embalagem primária era não reciclada, houve absorção dos resíduos provenientes da embalagem de transporte que era reciclada.

O estudo segue apresentando algumas sugestões para evitar esse problema, tais como descontaminação prévia, revestimento com plásticos especiais, etc, mas todas resultam em aumento de custos e do uso de recursos naturais na cadeia de suprimentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário