segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sobre Planejamento e Coordenação

Repasso um interessante texto do Gustavo Chierighini da Plataforma Brasil através do blog “Saia do Lugar

 

O ato do planejamento é a “alma do processo de implementação”.

Um bom plano faz toda diferença, mas alguns cuidados são necessários:

1.     Todo planejamento (esse é o item mais óbvio, mas é necessário destacar) deve responder a seu modo a quatro questões: “O que? Como? Quem? e Quando?”;

2.     Não fuja dos detalhes, pelo contrário, tenha apego por eles. Detalhe tudo, principalmente sobre o que se deseja implementar e pela forma como isso vai ocorrer.

3.     Estabeleça prazos realistas;

4.     Conte com contratempos. Eles virão, tenha certeza disso;

5.     Estruture um mecanismo de gestão do plano, envolvendo não somente as pessoas responsáveis pelas tomadas de decisão, mas toda a equipe que colocará a “mão na massa”;

6.     Só inicie a implementação, após ter obtido o pleno aceite dos envolvidos. O comprometimento é fundamental;

7.     Estabeleça um modelo de ajuste permanente, mas não permita que os ajustes façam com que o se perca de vista os objetivos centrais da implementação;

8.     Padronize as terminologias e significados contidos no planejamento. Crie uma legenda se for preciso;

9.     Ao concluir a elaboração do planejamento, realize ao menos duas revisões antes de iniciar sua execução;

10.   A responsabilidade pelo monitoramento da execução do plano, deve ficar a cargo de uma única pessoa;

11.   Documente tudo o que puder durante o processo de implementação.

Em qualquer projeto, mas particularmente em logística, os passos acima são imprescindíveis para o sucesso. Em minha caminhada como consultor eu sou testemunha disso!

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