sábado, 27 de abril de 2013

Estantes ou Prateleiras

Ontem um aluno me escreveu perguntando sobre a diferença entre estantes e prateleiras.
E eu, me perguntei quantas vezes utilizei cada um desses nomes de forma indistinta e muitas vezes, trocando as denominações num mesmo trabalho.
Desse modo resolvi transcrever a resposta dada a ele, como uma postagem:
Olá XXXXXXX
Esse é o tipo de definição que, em português, poderá causar algum tipo de confusão.
Veja o que diz o Dicionário Aurélio:

Se estante é um móvel com prateleiras e prateleira é uma espécie de estante, ficamos sem saber o que é o que!
Mesmo em inglês existe essa dúvida relacionada a rack (estante) e shelf (prateleira).

Entretanto, partindo do inglês fica mais claro entender a diferença porque shelf se refere sempre a superfícies horizontais, enquanto rack pode se referir também ao esqueleto que sustenta as prateleiras, ou gavetas, ou mesmo qualquer outro tipo de objeto , por exemplo uma partitura musical, um quadro, uma escultura, etc...
Veja portanto que uma estante pode ou não conter prateleiras enquanto que se tivermos mais do que uma prateleira, elas estão montadas em uma estante.
Portanto eu diria que estante se refere a um conjunto de prateleiras montadas juntas num mesmo “esqueleto” ou módulo, enquanto que prateleira seria cada um dos “planos de carga” que serve para sustentar algum tipo de objeto ou carga.
O que eu acho é que você deverá chamar os equipamentos de um modo consistente, para não confundir quem estiver lendo o trabalho, e se possível esclarecer que esses equipamentos não tem nomes normalizados.
Boa sorte!
Valter Mello
Se algum leitor tiver alguma outra definição que contribua com essa questão, os comentários serão bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário