domingo, 27 de abril de 2014

Você sabe por que os caminhões da UPS nunca fazem conversões à esquerda?

Pode até ser algo que você já tenha percebido mas aposto que você não sabia porque os veículos da UPS jamais viram para a esquerda em esquinas?

Ao ler a reportagem que traduzi livremente abaixo, eu vi a solução para um problema de todo dia que sempre me incomodou: Quando vejo ônibus urbanos atrapalhando duas vias de tráfego para virar esquinas à esquerda, o que vira e mexe causa algum acidente, eu sempre me perguntei se não seria mais adequado que eles andassem até o próximo quarteirão e fizessem loops para a direita.  Wow!  Isso seria mais adequado!

Essa política da UPS de “evitar conversões à esquerda” foi anunciada aos seus motoristas em 2004. E, na prática, isso significa que muitas vezes, o trajeto alternativo poderá até parecer estúpido a eles, mas há uma razão extremamente lógica por trás dessa decisão e resultados excepcionalmente bons.

Quando os sistemas de roteamento se tornaram tecnicamente viáveis por volta de 2001, o pessoal técnico do serviço de entregas da UPS aproveitou para fazer uma análise  minuciosa de como os seus veículos realizavam as entregas.  Como uma empresa de logística que trabalha com 96.000 veículos e algumas centenas de aeronaves, muito do negócio diário da UPS pode ser condensado em uma série de problemas de otimização de transporte, envolvendo desde modos para economizar combustível e tempo, até como utilizar o espaço dos estacionamentos de forma mais eficiente.
(Nos estacionamentos da UPS, os veículos são dispostos um ao lado do outro com menos de 15 centímetros de distância entre eles, com seus retrovisores se alternando, para economizar espaço.)

Os engenheiros da UPS descobriram que as conversões à esquerda roubam a eficiência dos trajetos. Virar à esquerda (portanto contra o tráfego) resulta em esperas longas na pista da esquerda esperando pela vez de fazer a conversão, o que desperdiça tempo e combustível, além de ser a causa de uma quantidade desproporcional de acidentes. Através do mapeamento das rotas que envolvem uma série de loops à direita, a UPS incrementou a segurança e os lucros enquanto divulgava uma cativante política ambientalmente amigável.

Desde 2004, a política “vire a direita” combinada com outras implementações inovadoras, permitiu a UPS economizar em torno de 38 milhões de litros de combustível e reduzir emissões equivalentes a retirar 5.300 carros das ruas por um ano.
E se vocês duvidam de algo, é pra isso que os Caçadores de mitos (MithBusters) existem. O programa fez um teste comparando as rotas feitas pela UPS com um outro veículo fazendo as conversões à esquerda. A conclusão deles foi que a abordagem utilizada pela UPS economizou combustível apesar de ter demorado um pouco mais.


É provável que a demora adicional do pessoal do MithBusters para fazer o roteiro tenha se devido somente ao fato de que eles foram 100% rigorosos com relação às conversões para a esquerda, enquanto que o sistema de roteamento da UPS permite que os motoristas virem à esquerda em algumas poucas circunstâncias e locais (bairros residenciais e pouco tráfego). Mas as conversões à direita representam cerca de 90% do total.


Fonte: Priceonomics – disponível em http://priceonomics.com/why-ups-trucks-dont-turn-left/  by Alex Mayyasi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário