terça-feira, 6 de outubro de 2015

Daimler testa seu caminhão autônomo em condições reais de tráfego

No dia 02 de Outubro a Daimler testou pela primeira vez o seu caminhão autônomo em uma estrada do sul da Alemanha, sob condições reais de tráfego. Ainda que o caminhão seja equipado com sistemas inteligentes que incluem radar, câmeras e reguladores ativos de velocidade, e que não dependa de um motorista humano, alguém tem que estar na boléia para tomar o controle se necessário.

 “A estréia de hoje é um largo e importante passo na direção da maturidade do mercado para veículos autônomos, e na direção de um transporte rodoviário seguro e sustentável”, disse Wolfgang Bernhard, diretor da Daimler responsável por caminhões e ônibus. 

O caminhão no teste de Sexta-feira, o primeiro caminhão autônomo produzido em série no mundo, viajou entre Stuttgart e a cidade de Denkendorf no Estado de Baden-Wuerttemberg, onde a Daimler tem o seu quartel general. O Mercedes Bens Actros, de série, equipado com o sistema inteligente chamado “Highway Pilot”, viajou cerca de 13km pela rodovia A8, com o motorista na cabine mas sem tocar no volante.

 A Daimler compara o Highway Pilot com um piloto automático de aeronave. Ele é programado para manobrar o carro de forma automática, enquanto o motorista “mantém a total responsabilidade, monitora o tráfego durante todo o tempo, e deve poder assumir a direção a qualquer momento”.

 Se quiser saber mais, veja em self-driving truck on IndustryWeek. (em inglês). Fonte: IndustryWeek é um site ligado à MH&L (Materials Handling & Logistics) e pertence a Penton’s Manufacturing & Supply Chain Group.

Nenhum comentário:

Postar um comentário