terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ah se eu pudesse gerenciar minha operação como jogo um videogame!


Para gerenciar sua operação atual, eu imagino que você tenha que utilizar planilhas eletrônicas, relatórios sobre seus indicadores, gráficos históricos, bem como depender do conhecimento empírico dos seus colaboradores, com toda a carga de custos e frustrações por atrasos e erros que isso gera.
Um pouco sobre isso foi tratado na minha postagem sobre redução de custos operacionais
Imagine se você pudesse gerenciar o seu pátio de expedição do mesmo modo como joga um vídeo game? Você vê na sua tela todos os pedidos dos seus clientes que já estão na expedição, codificados por cores: verdes para as que já estão prontas para expedir, amarelas para as pendentes, e vermelhas para as que estão agendadas para amanhã.
Um clique do seu mouse sobre uma delas e uma telinha popup abre para que você veja os detalhes.
De repente, identificada pelo leitor de RFID do portão, aparece piscando na sua tela o ícone de uma carreta. E como o ícone está piscando você sabe que isso identifica a necessidade de manutenção.  Imediatamente você clica com seu mouse sobre a carreta e arrasta para sua oficina de manutenção. Automaticamente, esse seu ato gerou uma ordem para o motorista dizendo para onde ele deve levar o veículo, e ao mesmo tempo, já abriu uma ordem de serviços para sua equipe de manutenção, transmitida imediatamente.
Enquanto isso, um acúmulo anormal que está ocorrendo na doca nº4 gera um alerta para os expedidores, e a equipe mais próxima recebe um aviso para ajudar a limpar o gargalo. O relógio na sua tela informa que a carga dessa doca só estará disponível para carregamento em 20 minutos.
Você então avalia a situação, clica nos pedidos que estão prontos e arrasta-os para a doca nº2, mantendo tudo de acordo com a programação dos carregamentos.
Parece muito futurista?  Mas mesmo sem ter pensado nisso antes, você desejaria ter uma ferramenta tipo Video Game, que possibilitasse a você:
  • Otimizar de modo eficiente o fluxo de veículos (entrada e saída) em suas instalações;
  •  Gerenciar de modo intuitivo a manutenção corretiva e preventiva de seus ativos;
  • Gerenciar de modo eficaz os seus veículos e motoristas;
  • Coordenar as ações de movimentação e armazenagem, implementando a eficiência de suas instalações, de modo dinâmico
  •  Consolidar suas mercadorias nos locais mais efetivos para acesso;
  • Ter relatórios consolidados e em tempo real, na sua tela, incluindo inventários e outros indicadores

Então me responda: O que você está fazendo para "gameficar" a sua operação?  Seria muito legal ler seus comentários por aqui.
Tradução livre por Valter Mello.  O texto em itálico foram inclusões minhas ao texto original.
Visto na Manufacturing Business Technology de 26 de Outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário