segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Medição do trabalho

Há uma frase já há muito conhecida e com muitas variantes, que diz que "Só conhece quem mede" 

E uma das medições mais importantes no ambiente de negócios é a Medição do trabalho, tanto para verificar se teremos condições de cumprir o planejado, quanto para gerenciar nossos custos e a nossa capacidade.

Essa medição envolve duas coisas imprescindíveis: Métodos e Padrões.

Parta do princípio que métodos ineficientes não devem, jamais ser medidos. Nem perca seu tempo. O primeiro passo deve ser definir o método ótimo para cada operação. Só depois dessa definição é que você deve desenvolver a métrica que seja capaz de medi-lo e o padrão que deve servir como base.

Você pode até começar a medição de um método de trabalho a partir dos seus dados históricos, e até propor que seus colaboradores utilizem esses dados para traçar suas metas. Entretanto, há uma grande diferença entre um padrão planejado e definido e a utilização de dados históricos.  Dados históricos só conseguem mostrar a você o quanto, historicamente, você tem sido eficiente (ou não!) 

Você só conhecerá qual a verdadeira capacidade do trabalho a partir do padrão que venha a ser definido com base no método otimizado. Veja aqui um artigo sobre cronometragem

E a partir do conhecimento de sua capacidade real, você poderá pensar na oportunidade de utilizar também uma política de incentivos. Veja exemplos aqui
Pense nisso! 

E se precisar de ajuda conte conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário